O Google anunciou na última quarta-feira (25) o lançamento de dois novos sistemas operacionais Android pensados para os carros e para televisores, de modo que o usuário tenha a sua disposição nestes ambientes os mesmos serviços com os quais conta em seu telefone celular.

O sistema operacional para veículos, Android Auto, permite a interação com o usuário a partir de ordens verbais, de modo que um motorista poderá utilizar seu telefone celular, sempre que previamente o tenha conectado ao carro, sem necessidade de manter nenhum contato manual.

Interface

A tela de navegação do veículo adquire então uma interface similar à dos telefones que operam com Android e permite usar aplicativos como Google Maps, reproduzir música contida no celular, ler as mensagens recebidas em voz alta através do Google Voice e respondê-las da própria maneira.

O objetivo da empresa é manter os motoristas conectados a seu telefone celular enquanto manejam o veículo sem que estes precisem deixar de prestar atenção à estrada e evitar assim possíveis situações de perigo.

Android Auto

O Android Auto estará disponível ainda neste ano e o diretor de produtos de automação do Google, Andy Brenner, assegurou que já têm acordos para implementar o sistema operacional nos novos veículos de até 40 fabricantes, entre eles Ford, Honda, Volvo, Audi e Volkswagen.

Android TV

O Google também apresentou seu novo sistema operacional para televisores, Android TV, seu último esforço para adentrar em um terreno no qual todas suas tentativas anteriores deram resultados infrutíferos.

“Simplesmente, estamos prestando ao televisor o mesmo grau de atenção que prestamos aos telefones celulares e aos tablets”, declarou o responsável do Google para Android TV, Dave Burke, que explicou que o novo sistema operacional introduz aplicativos para Netflix e iHeartRadio, assim como recomendações de conteúdo para ver em tela grande.

O Android TV também ordena as propostas segundo as avaliações e visitas dos usuários, oferece acesso direto a portais como YouTube e utiliza um sistema de voz para que o aparelho responda imediatamente às perguntas dos usuários com informação sobre as séries ou filmes que desejem reproduzir, além de funcionar como uma nova plataforma para videogames.

Sem mais artigos