Agora você não precisa mais ficar aflito ou incomodar seu amigo quando uma canção estiver presa na sua cabeça e você não souber a letra, nem o título e muito menos o nome do artista. A nova ferramenta do Google te dá uma ajuda.

A plataforma anunciou o “Hum to Search” (“cante para procurar”, em tradução livre), que apenas com a melodia cantada ou assoviada pelo usuário, consegue achar a canção original.

A ferramenta está disponível no aplicativo da Google para celulares. Para começar a usar, basta abrir a versão mais recente do app, clicar no ícone do microfone, localizado ao lado da barra de pesquisa, e dizer “what’s this song”, ou “qual é a canção”. Se preferir, pode também clicar no botão “pesquisar uma música” e então é só soltar a voz. O Google irá mostrar músicas parecidas com o que o usuário apresentou.

A empresa explica que a ferramenta é treinada para “identificar canções com base em uma variedade de fontes, incluindo canto humano, assovio ou o cantarolar, assim como gravações feitas em estúdios. Os algorítimos também levam em conta outros detalhes, como instrumentos de acompanhamento, o timbre e o tom da voz”.

Cada música tem uma identidade própria, então a ferramenta consegue combinar o som feito pelo usuário com o que chamaram de “impressão digital” das canções. O Google compara as sequências de milhares de faixas e identifica potenciais correspondentes.

Veja como funciona:

Sem mais artigos