Pai cria série fotográfica para se conectar com a filha recém-nascida

A lendária fabricante de câmeras fotográficas Leica celebra este ano o centenário da invenção de seu primeiro equipamento para filme de 35mm com a mudança de sua sede da cidade alemã de Solms para Wetzlar. A Leica inaugurou a nova sede em Wetzlar (perto de Frankfurt) após dois anos de obra e um investimento de 60 milhões de euros.

A fábrica de câmeras alemã desenvolveu um nicho de mercado em um mundo dominado pelos asiáticos, como Nikon, Canon, Sony, Fuji, Panasonic e Olympus, e pelos produtores de semicondutores.

A marca Leica reúne três fabricantes de diferentes produtos: Leica Câmeras, Leica Microsystems (equipamento médico de microscópios) e Leica Geosystems (equipamento para topografia).

Leica Câmeras

A Leica Câmeras, que produz câmeras fotográficas, tem tido uma forte demanda após ter superado uma severa crise, que quase a levou à falência em 2004, por chegar tarde ao processo de digitalização da fotografia que acontecia principalmente no Extremo Oriente.

A nova sede, cujo edifício tem forma de uma objetiva, agrupa os setores de produção, gestão, um espaço para poder ver o processo de produção, uma galeria, um café e uma loja.

A marca, cujo nome é uma combinação de Leitz e Câmera, tem um segundo centro de produção na cidade portuguesa de Vila Nova de Famalicão e emprega 1.400 pessoas em Wetzlar e em Portugal.

Oskar Barnack inventou há 100 anos na oficina então chamado Leitz, em Wetzlar, a primeira câmera de 35mm, que não foi comercializada até 1925, mas que revolucionou a forma de fotografar ao dar muito mais rapidez ao processo.

Atualmente a Leica fatura 270 milhões de euros por ano e tem 0, 15% do mercado, segundo números do jornal econômico alemão “Handelsblatt”.

O fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson disse uma vez: “Nunca me afastei da Leica, qualquer tentativa em outra direção me leva de novo a ela. Não digo que tenha que servir para outra pessoa, mas para mim é a única câmera inquestionável. É, e digo literalmente, a extensão óptica de meu olho”.

Leica celebra centenário da câmera que revolucionou a fotografia

Sem mais artigos