(crédito: VisualHunt/Divulgação)

(crédito: VisualHunt/Divulgação)

Basta dar uma olhada na sua timeline para dar de cara com notícias que parecem ser falsas, mas lá está a galera compartilhando e comentando. Um post fala sobre uma mulher com três seios, outro sobre a morte de um famoso e até alguma companhia aérea dando passagens aéreas caríssimas de graças para seus seguidores.

Tudo mentira. Mas não adianta. O post está lá com milhares de curtidas e centenas de compartilhamentos. Mesmo se comprovada a mentira, ele segue vivo por aí se espalhando de forma errada.

Por isso, resolvemos fazer um guia para você não cair mais nessa. Por favor!

DESCONFIE DE TUDO E TODOS. ATÉ DOS SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS.
Todo mundo está suscetível a cair numa notícia falsa. Não importa se seu amigo é super antenado, ele pode estar compartilhando sem saber algo errado.

SE A OFERTA É BOA…AÍ SIM DESCONFIE MESMO.
Você acha que a Apple fica por aí distribuindo iPhones, Ray Ban óculos e a KLM passagens em troca de nada? Algumas destas falsas promoções sempre enganam milhares no Instagram. O truque é simples e faz com o que o dono da conta ganhe muitos seguidores rapidamente para depois trocar de nome a conta. Para não cair nessa, o próximo tópico é uma ajuda.

PERCA ALGUNS SEGUNDOS PESQUISANDO, NÃO CUSTA NADA.
Abra uma aba no seu navegador, escreva e aperte “pesquisar”. Não custa nada vai. Notícias se espalham facilmente pela internet, mas uma boa parte dos veículos checam as informações. Se realmente for verdade, outros lugares já terão reproduzido isso. Se aquela fonte for a única, suspeite.

OLHE COM ATENÇÃO.
Isso também faz parte do tópico “desconfie de tudo”. De tudo mesmo. Veja o endereço do site. É um site que você conhece, já viu outras notícias dele? Navegando pelo site, veja se há erros de português e se o texto parece com matérias jornalísticas de portais. Veja os links relacionados. Geralmente, quando a notícia é suspeita, você vai encontrar histórias mais absurdas ainda ao redor, comprovando ser um site focado em farsas.

SITES.
É tanta mentira sendo propagada na web que já inventaram sites especializados em desmascarar essas mentiras. Os dois mais conhecidos são o E-Farsas e o Boatos.org, que são bem rápidos em apurar alguns assuntos que estão bombando na internet.

ESPERE UM POUCO.
O fetiche pela velocidade da notícia na internet é, em parte, causadora pela maior parte de erros e propagação de mentiras. Assim que você ler o título, não saia compartilhando ele sem ir a fundo da história. Dê um tempo, leia tudo, investigue um pouco e aí sim compartilhe. Calma, cara.

Sem mais artigos