O ex-piloto austríaco Niki Lauda, três vezes campeão mundial de Fórmula 1, criticou duramente a política esportiva da equipe Ferrari, e afirmou que o modelo ideal é o aplicado pela escuderia Red Bull, tendo inclusive apontado o alemão Sebastian Vettel como principal candidato ao título de 2010.

“Há duas maneiras de competir como equipe na Fórmula 1: uma é antepondo a política, como faz a Ferrari, e outra é tentar dar a seus dois pilotos as mesmas chances, como está fazendo a Red Bull, que permite que ambos compitam em igualdade de condições”, analisou Lauda em entrevista ao site oficial da F-1.

Para o vencedor das temporadas 1975, 1977 e 1984, a competição interna, quando feita de forma saudável, desperta ainda mais o interesse do público para a principal categoria do automobilismo.

“A igualdade de condições para companheiros de equipe é o que faz com que a Fórmula 1 atraia os torcedores porque eles veem os melhores pilotos com os melhores carros competindo entre si e com a filosofia de que ‘o melhor deve ser o vencedor’. Não se deve enganá-los com um resultado arranjado”, acrescentou.

Lauda lembrou assim do Grande Prêmio da Alemanha, no qual o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, conseguiu uma vitória após ultrapassar seu companheiro de equipe, Felipe Massa, por conta de uma ordem para abrir passagem recebida pelo brasileiro através do rádio.

O austríaco disse ainda que apesar de estar no terceiro lugar do Mundial, com 151 pontos, Vettel é quem tem mais chances de se sagrar campeão neste ano, por ser o mais veloz entre os pilotos do grid atual.

“O que vimos durante o treino de classificação do GP da Hungria prova que ele (Vettel) é o melhor quanto a velocidade. Esteve acima de todos, incluindo de seu companheiro de equipe, Mark Webber, que dispõe do mesmo material que ele”.

Faltando sete corridas para o final da temporada, Webber lidera o Mundial com 161 pontos, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da Mclaren (157), e Vettel (151). Jenson Button, também da Inglaterra e da McLaren, aparece com 147, e Alonso, com 141. “Vejo Vettel como campeão do mundo. Atrás dele, estão Mark (Webber), Hamilton, Alonso e Button”.


int(1)

Niki Lauda critica política esportiva da Ferrari e diz que Vettel é favorito