O circuito urbano de Valência receberá neste final de semana um Grande Prêmio da Europa que promete ser equilibrado e que antes mesmo dos treinos livres já está cercado de polêmica depois que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou algumas mudanças no regulamento.

A entidade informou às equipes que está proibido o mapeamento dos motores já a partir da corrida na cidade espanhola e o uso do difusor aquecido a partir do GP da Grã-Bretanha, no dia 10 de julho, uma medida que foi criticada pela Red Bull, que se considerou prejudicada, já que seus carros se mostram especialmente rápidos no Q3 do treino classificatório.

“Inovações como o difusor duplo e o duto frontal foram proibidas apenas no final da temporada em que foram desenvolvidas. Mas agora aconteceu uma proibição no meio da temporada, o que é muito estranho e até mesmo suspeito”, declarou o consultor da escuderia austríaca Helmut Marko, que disse que a Ferrari será a grande beneficiada.

“Esperamos que essas medidas não nos afetem de maneira tão forte quanto afetará Renault, McLaren e Mercedes. Mas para a Ferrari certamente representa uma vantagem, e a decisão parece ter sido tomada para ajudá-la”, completou.

Apesar da novidade no regulamento, Vettel chega à Espanha com tranquilidade após ter vencido cinco das sete primeiras corridas da temporada e aberto 60 pontos de vantagem para o segundo colocado, o inglês Jenson Button, no Mundial de pilotos.

O GP da Europa é de boas lembranças para os dois pilotos brasileiros do grid atual. Felipe Massa, da Ferrari, venceu a primeira edição da corrida desde que passou a ser disputada em Valência, em 2008, e Rubens Barrichello subiu ao lugar mais alto do pódio no ano seguinte, com a Brawn.

Os dois pilotos vêm evoluindo na temporada atual. Rubinho pontuou nas duas últimas corridas, enquanto Massa largou em terceiro no Canadá e, mesmo depois de enfrentar vários problemas, ainda conseguiu o sexto lugar.

O piloto da Ferrari e a escuderia italiana ainda não sabem como será o desempenho do 150º Italia com os pneus médios, que serão utilizados pela primeira vez na temporada. Até o momento, o carro teve bom desempenho com os macios, que também serão levados pela Pirelli para Valência, e os supermacios, mas teve dificuldades com os compostos duros.

Na Mclaren, Button buscará a segunda vitória consecutiva, depois que conseguiu ultrapassar Vettel na última volta em Montreal, enquanto Lewis Hamilton tentará subir um degrau no pódio depois de ter sido segundo colocado nos três últimos GPs da Europa.

De fora da prova de duas semanas atrás por ter sofrido um grave acidente em Mônaco, o mexicano Sergio Pérez decidirá apenas nesta sexta-feira se voltará a competir ou será novamente substituído pelo espanhol Pedro de la Rosa.


int(1)

Novas medidas da FIA tornam GP do Europa uma incógnita e causam polêmica

Sair da versão mobile