Boa redação requer muita dedicação, estudo e leitura

Você aí que é estudante… já viu, leu ou ouviu alguns alunos tirar nota máxima em redação nas provas mais acirradas dos vestibulares pelo Brasil afora, não é mesmo? Mas sabia que você também pode alcançar este desempenho?

Segundo Gilmar Felix Gonçalves, professor de Literatura e Redação do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, alcançar uma nota alta em uma redação é plenamente possível para qualquer aluno, desde que alguns ensinamentos sejam seguidos.

“Além de demonstrar o domínio da norma culta da língua, o aluno precisa provar sua capacidade de desenvolver um pensamento e mostrar que tem competência argumentativa”, avalia Gilmar.

Dedicar um tempo do dia para ler uma obra pode fazer a diferença nas acirradas disputas por pontuação. No Enem, por exemplo, a redação vale um quinto da nota, 1000 pontos, é eliminatória (o aluno não pode zerar) e classificatória.

A leitura, segundo o professor, ainda é a melhor forma de adquirir conhecimento, aprimorar vocabulário e ampliar o repertório sociocultural.

Veja outras dicas do professor Gilmar sobre a redação:

– Não deixe a redação para o final. Assim que receber o caderno de questões, leia a proposta de produção, destaque as partes principais dos textos motivadores e anote as palavras-chave;

– Mantenha-se por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo por meio da leitura de diversos gêneros informativos;

– É importante que o aluno revise o que sabe das obras indicadas, relacionando cada uma ao seu contexto;

– O aluno deve ficar atento aos conceitos de dissertação e de argumentação, para atender ao que é solicitado.

Professora convida alunos para serem os primeiros a verem seu vestido de noiva

As crianças deram de presente à professora um vestido pintado à mão Créditos: Reprodução/Flying Pig Photography

int(1)

Professor dá dicas de como conseguir nota alta em redação nas provas

Sair da versão mobile