No começo de todo ano acontece em Las Vegas a Consumer Electronics Show, a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo. O evento serve de radar para aquilo que veremos nas prateleiras mundiais do mundo todo e a cada edição um determinado aparelho é apontado como aquele que será o gadget dos próximos 11 meses. Tendo em vista o que foi apresentado na semana passada, você ainda terá um tablet…

 … Mas não necessariamente o iPad.

 Quase todas as empresas apresentaram concorrentes ao aparelho da Apple, sendo que dois merecem um destaque: o Motorola Xoom e o LG G-Slate. Ambos têm o sistema operacional Android 3.0, batizado de Honeycomb. Com um visual bem bacana, o sistema tem uma interface bastante interessante para quem é fã dos serviços do Google: Gmail e YouTube têm páginas especiais, por exemplo. Nele também é possível realizar conversas em vídeo pelo Gtalk. Já o Google Maps ganhou um visual 3D em que dá até para conferir a altura dos prédios ao seu redor.

As outras marcas, loucas para entrarem nesse novo mercado que deve atrair US$ 25 bilhões em 2011, ficaram concentradas em mostrarem tablets mais robustos, com câmeras, entradas USB e outros itens que o iPad não possui. Mas nada que pareça fazer frente ao bicho.

LG G-Slate

Lady Gaga instantânea

Para os fãs de fotografia, quem se deu bem na CES foi uma velha conhecida, a Polaroid. Com Lady Gaga com diretora de criação, a marca ressurgiu e exibiu modelos retrôs, porém digitais, que redefinem o conceito de foto instantânea para os tempos atuais.

A GL30, com resolução de 12 megapixels, vem com uma impressora escondida: após bater a foto é só deitar a câmera, ver no monitor como a imagem ficou e imprimi-la. De cair o queixo. Gaga também demonstrou a curiosa GL20: óculos fotográficos, com visual inspirado no que ela usa no videoclipe de “Just Dance”. O modelo tem duas telas LCD que exibem as fotografias tiradas. Piração das boas.

GL 20

3D sem óculos

O mundo tridimensional, já realidade nos cinemas, é a aposta do entretenimento doméstico para este ano. Sony e LG lançaram dois modelos de televisores 3G bem interessantes, que dispensam o uso dos óculos especiais para assistir a conteúdo nesse formato.

Os modelos LED também chamaram a atenção, mas aqui entra muito aquela questão de “quem tem a TV que economiza mais energia ou a quem tem a melhor tela”. Isso, sem exagero, sempre acontece. O que a CES deste ano apontou é que, sim, as TVs de hoje vão ter de acessar a internet, baixar conteúdo como filmes e servir de ponte entre computadores e celulares. Ah, e por falar em celulares…

Celular ou laptop?

Como não poderia deixar de ser, a feira em Las Vegas também foi palco para as empresas mostrarem seus novos smartphones (ninguém mais fala celular). A LG foi boa de marketing e apresentou o Optimus Black, o mais fino do mundo, com apenas 9,2mm de espessura.

Já a Motorola levou a outros patamares o conceito de celular/computador. O parrudo Atrix 4G, que é o primeiro smartphone do mundo a ter processador dual-core (de 1GHz) e 1GB de memória RAM, é um mutante.

Ele pode ser encaixado no lapdoc, um dock com tela, teclado e trackpad que o transforma em um notebook! Para facilitar a navegação, o aparelho vem com o navegador Firefox versão 3.6. Ele ainda tem duas câmeras, 16 GB interno e, como o nome sugere, navega em redes 4G – mais rápida (e futuramente barata) -, que começa a ser instalada nos EUA.

O Atrix 4G, assim como o tablet Xoom, deve chegar ao Brasil no primeiro semestre. E mais: eles serão produzidos aqui – o que vai ajudar a estimular a concorrência e resultar em preços mais competitivos.

Bom para o mercado e para gente, não?

Motorola Atrix 4G


int(1)

Tablets roubam a cena durante a CES 2011