O Twitter apresentou nesta quinta-feira o “Twitter Music”, um serviço para descobrir e escutar canções em função da atividade e preferências musicais do resto dos usuários da rede de microblog.

Escutar música, tuitar canções, conhecer quais são as preferências musicais de seus artistas favoritos, saber quais são os temas mais populares na rede social e apresentar novas propostas desconhecidas são algumas das funções que o Twitter Music oferecerá.

“As pessoas compartilham e descobrem novas canções e álbuns diariamente. Muitas das contas com mais seguidores são de músicos e metade dos usuários segue pelo menos um músico. Isto explica por que queríamos encontrar uma nova via para fazer aflorar as canções sobre as quais se está tuitando”, explicou o Twitter em seu blog oficial.

O novo serviço se nutrirá da atividade social do Twitter, mas está abrigado em espaços independentes: em aplicações móveis e no site music.twitter.com.

O Twitter Music “utiliza a atividade do Twitter, incluindo os twits e as relações, para detectar e mostrar as canções mais populares e os artistas emergentes”, indicou o blog oficial.

A ferramenta também levará em conta a atividade dos próprios artistas tuiteiros: será possível acessar os perfis para ver os outros artistas que escutam essas canções.

O serviço musical do Twitter usará os catálogos musicais do iTunes e das plataformas Spotify e Rdio, embora a companhia não descarte incluir novas fontes no futuro.

Os usuários poderão escutar um fragmento da canções através do iTunes, enquanto os subscritores do Spotify e Rdio poderão usar seus respectivos índices completos.

O serviço começará a estar disponível nesta quinta-feira em forma de aplicativos para dispositivos móveis da Apple e no site music.twitter.com para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

A companhia tecnológica indicou que o serviço chegará “com o tempo” aos dispositivos Android e a novos países.

Os meios de imprensa especializados começaram a especular há tempos a possível incursão de Twitter no mundo da música, especialmente depois que se tornasse público que tinha adquirido We Are Hunted, um serviço australiano para descobrir, reproduzir e compartilhar música.

Além disso, o domínio music.twitter.com está ativo há dias com a mensagem “chegaremos em breve”.

Sem mais artigos