O Ubuntu 12.10 – a mais popular distribuição do sistema operacional Linux – foi lançado nesta semana sob o agressivo slogan “Avoid The Pain of Windows 8” (Evite a dor do Wndows 8) que depois foi substituído por “Your wish is our command” (Seu desejo é nosso comando).

Como nas últimas versões, o Ubuntu tem se empenhado em criar uma interface mais orgânica e integrada à internet. A maior novidade fica por conta da adição de sites e aplicativos da web (cerca de 30, por enquanto) ao Unity – espécie de “Menu Inciar” do Ubuntu.

Deste modo é possível pesquisar email (do Gmail, Yahoo e Windows Live), notícias, conteúdo de suas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+) e até mesmo ouvir música (do Grooveshark) diretamente do desktop sem a necessidade de utilizar um browser.

O Ubuntu é destinado para usuários domésticos, pois alguns programas de uso profissional (como o photoshop) não estão disponíveis para esta plataforma. Dada a ressalva, a distribuição de Linux é uma boa pedida para quem utiliza o computador para ver filmes, ouvir música e navegar na internet.

Além de ter uma interface intuitiva o Ubuntu é totalmente gratuito e pode ser baixado pelo site ubuntu.com

 

Sem mais artigos