A grande decisão da temporada 2010 da Formula 1 começou neste sábado, com o treino oficial para o GP de Abi Dhabi, que definirá o campeão entre Fernando Alonso, Mark Webber, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

A primeira parte, o Q1, transcorreu sem maiores surpresas. Como de hábito, as novatas ficaram no fundo do grid, andando muito acima dos ponteiros.

Para se ter idéia, o tempo de Cristian Klien, da Hispania, foi mais de 5 segundos superior ao de Fernando Alonso, que fez a melhor parcial. A grande supresa foi Nico Rosberg, que levou sua Mercedes ao segundo lugar.

Na segunda parte, assim por dizer, a verdade foi reestabelecida. Sebastian Vettel mostrou a que veio e logo fez o “temporal” de 1:39.874, se tornando o primeiro a baixar a marca de 1:40.

Quem assustou foi Lewis Hamilton. Ele fez uma volta horrosa e, a menos de cinco minutos para o final da prova, estava com 1:47.137 em 17º lugar pois, na sua volta, ao abrir para Felipe Massa, deu um passeio pelo lado de fora e acabou atropelando uma das câmeras que ficam instaladas ao lado da pista. No final, não passou de um susto e, com 1:40.119 garantiu sua vaga no Q3 em segundo lugar.

No final, os 10 melhores da categoria ficaram para a parte final. Ou quase isso, já que Vitaly Petrov deixou seu companheiro Robert Kubica em 11º e avançou, junto com Vettel, Button, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso, Massa, Schumacher e Barrichello.

Nos dez minutos finais, mais emoção, já a noite e com refletores acesos. A dupla da McLaren começou na frente, com Hamilton e Button, respectivamente.

A 3 minutos para o final, Vettel fez tempo espetacular, com 1:39.448, 0.134 mais rápido que o então mais rápido britânico. E ele ainda melhorou mais, com 1:39.394.

No minuto final, os outros tentaram pegar “Baby Schumi”, mas não tiveram sucesso. Entretanto, quem se deu deu bem foi Fernando Alonso. Com um tempo muito bom, no limite do seu carro, conquistou o terceiro lugar, uma vez que Mark Webber, sua melhor ameaça, foi apenas o quinto.

Com isso, o campeonato fica longe de estar definido. Apesar do asturiano estar em vantagem, a Red Bull está se mostrando o melhor carro do final de semana e, Vettel e Webber terão que andar muito para tentar tirar a taça das mãos do ferrarista.

Sem mais artigos