Há exatos 20 anos o mundo ficava um pouco mais sem graça. Vítima de uma pneumonia não tratada corretamente, Jim Henson, o criador dos Muppets, faleceu aos 53 anos na madrugada de 16 de maio de 1990. Sua morte repentina foi um choque, e deixou inconsoláveis os fãs das centenas de personagens aos quais ele havia dado vida.

Henson começou a trabalhar com marionetes ainda no colégio e em 1955 estreou na TV com um pequeno programa chamado Sam and Friends, transmitido por uma emissora local de Washington após um telejornal noturno.

Foi ali que ele apresentou o protótipo do carismático sapo que se tornaria a maior estrela de sua carreira e foi justamente o sucesso dele – que naquela altura ainda não era exatamente Caco – que levou Jim Henson a programas de maior projeção.

Em 1969 ele foi convidado a participar de um programa que revolucionaria a maneira como as crianças eram tratadas pelas emissoras de TV: o Sesame Street. Ênio, Beto e Garibaldo estouraram não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Inclusive no Brasil, onde uma versão chamada Vila Sésamo foi exibida pela Globo e pela Cultura nos anos 70, com apresentação da atriz Sônia Braga.

Criando personagens sem parar, era natural que Henson tivesse um programa só para acomodar todos eles, e foi assim que, em 1976, estreou The Muppet Show. Caco era o apresentador e cada boneco tinha uma função: produtores, músicos ou mesmo platéia. Todos estavam ali para receber convidados famosos na época, como Elton John, Steve Martin, John Cleese e Twiggy, entre muitos outros. Foram 120 episódios, divididos em cinco temporadas, além de seis produções para o cinema.

No final de 1989, Henson decidiu vender sua empresa para a Disney, com a condição de manter a consultoria sobre os personagens, por US$ 150 milhões. Com o negócio, concluído pouco antes de sua morte, ele esperava ficar disponível para se dedicar ao que realmente o interessava: criar. Infelizmente, não sobrou muito tempo para isso.

Mas pelo menos mais uma série com um dedo de Jim Henson chegou à TV, mesmo sem que ele tenha conseguido assistir. Quando A Família Dinossauro estreou, em 1991, foi revelado que o conceito original havia sido criado por ele três anos antes. E que ele havia trabalhado nisso até seus últimos meses de vida.

Homenagear alguém assim fica até difícil. Mas ele merece e nós não podemos deixar de tentar. Por isso, reunimos a história de alguns dos principais personagens dos Muppets e de seus filmes em uma galeria, além de publicar uma série de vídeos (geniais!) onde eles cantam músicas famosas e o clipe de Keep Fishin’, do Weezer, estrelado por eles. Veja tudo isso abaixo.

 

Bohemian Rhapsody

Stand By Me

Ringing of the Bells

Beaker’s Ballad (Dust in the Wind)

Ode to Joy

Keep Fishin’ (Weezer)

Sem mais artigos