Criticadas por reter até 3% do dinheiro doado ao Haiti através das taxas de seus cartões de crédito, as operadoras Visa, American Express, Mastercard e Discover decidiram abrir mão da cobrança em operações feitas nos Estados Unidos destinadas a entidades que atuam na ajuda ao país.

Segundo levantamento do site The Huffington Post, bancos e empresas de cartão de crédito norte-americanos chegaram a faturar até US$ 250 milhões por ano graças com a cobrança da taxa que varia entre 1% e 3% em cada transação.

A Visa informou que não aplicará taxas durante o mês de fevereiro em transações destinadas a um grupo de entidades que estão enviando dinheiro e ajuda ao Haiti.

Já a American Express vai isentar da cobrança da taxa doações feitas por seu cartão de crédito para entidades sem fins lucrativos aprovadas pela empresa. Os nomes das entidades também precisarão constar no site da US Agency for International Development (USAID).

A MasterCard anunciou a isenção de taxa para as doações direcionadas à Cruz Vermelha Americana, AmeriCares, Unicef, Save the Children e CARE U.S.A.

Por fim, a Discover informou que também suspenderá algumas taxas, mas não informou detalhes.


int(1)

Após críticas, empresas de cartão de crédito desistem de cobrar taxa em doações ao Haiti