Nesta sexta-feira (19), Benicio del Toro completa 43 anos e é um dos símbolos das conquistas dos latinos nas terras do Tio Sam. O ator nasceu em Saturce, Porto Rico, em 1967.

Entrou na faculdade de administração da Universidade da Califórnia, da cidade de San Diego, mas logo percebeu que seu talento era nos palcos e se tranferiu para o curso de teatro.

No começo da carreira, ele fez pontas em séries de TV como Miami Vice e  apareceu também no clipe La Isla Bonita do filme Madonna: The Immaculate Collection. No vídeo, ele é um rapaz que aparece sentado em um carro.

O trabalho ao lado de excelentes diretores como o catalão Bigas Luna em Ovos de Ouro ou Abel Ferrara em The Funeral, fizeram o prestígio do ator se elevar para além do estigma dos papéis que Hollywood dedica aos latinos. Benicio ganhou aura de ator cult.

Com Traffic, de Steve Soderbergh, Benicio conquista o Oscar de melhor ator coadjuvante. Foi o segundo ator de Porto Rico, na história de Hollywood a ganhar a estatueta.

Em 2010, ele aparece em uma nova produção, O Lobisomen, no papel de Lawrence Talbot que é vítima de uma mordida de lobo. 

Relembre alguns dos grandes filmes que transformaram Benicio del Toro em ator cult, clicando aqui.

Sem mais artigos