Você é brasileiro e sabe marcar gols de cabeça? Então o seu destino pode ser o Campeonato Português. Na atual temporada, o Benfica é o clube com mais artilheiros vindos do Brasil. Keirrison, ex-Palmeiras; Weldon, ex-Sport; e Alan Kardec, ex-Vasco, disputam a camisa 9 vermelha.

Hoje, o Porto conta com as arrancadas e os chutes de longa distância de Hulk, 23 anos. O jogador de 1,80 m teve passagens pelo Vitória e por clubes do Japão como Kawasaki Frontale e Verdy Tóquio. O laterais e pontas do Sporting olham para a área procudando Liédson. Revelado pelo Coritiba, destacou-se no Flamengo e Corinthians antes de virar ídolo lusitano. O goleador deve disputar a Copa de 2010 pela seleção portuguesa.

Após surgir no Joinville-SC, Edgar Silva fez gols pelo Vasco que renderam uma vaga no Nacional ao atacante. Antes, já havia atuado em equipes de Portugal como Beira-Mar e Porto. Mas esta é a melhor fase de Edgol no Campeonato Português, tanto que está na briga pela artilharia do torneio. O ex-vascaíno foi contratado para substituir outro brasileiro. Transferido para o Cagliari em 2009, Nenê estava no Ipatinga quando foi para o Nacional. Na temporada passada, fez 20 gols.

Quem de certa forma abriu as portas para essa nova safra de artilheiros brasileiros foi Jardel, que jogou no Porto e no Sporting. Ele foi artilheiro nas temporadas de 1996/1997, 1997/1998, 1998/1999, 1999/2000 e 2001/2002.


int(1)

Centroavantes brasileiros em Portugal: um caso de sucesso