Uma discoteca que tinha sido aberta em um edifício da Academia Militar Whampoa, instituição histórica que formou entre outros o ex-líder chinês Chiang Kai-shek, foi fechada pelas autoridades, informou hoje a imprensa oficial.

O fechamento, por enquanto temporário, ordenado por autoridades da cidade de Cantão (sul) que descobriram que o proprietário tinha modificado partes do edifício histórico, alterando sua aparência, o que viola a lei estatal de proteção de patrimônio histórico, destacou um responsável local citado pela agência “Xinhua”.

No dia 27 de fevereiro a Prefeitura de Cantão ordenou a suspensão do negócio, um dia depois que uma notícia sobre a boate foi publicada no jornal South China Morning Post.

A academia Whampoa foi fundada em 1924 pelo Partido Nacionalista (Kuomintang, agora no Governo em Taiwan).

O edifício no qual o “Generalíssimo” Chiang Kai-shek trabalhou como chefe provincial de formação militar tinha sido transformado na discoteca Hei Hei Club, gerando controvérsias na imprensa.

Whampoa, nome de origem cantonês (também é conhecido por sua tradução para mandarim, Huangpu), formou muitos líderes militares do Partido Nacionalista e de seu sucessor no poder, o Partido Comunista da China, como Zhou Enlai e Lin Biao.


int(1)

China fecha boate aberta dentro de academia militar