Nunca é tarde para recomeçar. Aos 102 anos, a chinesa Ma Xiuxian, que sempre sonhou em conseguir o diploma do 1º Grau, voltou para uma sala de aula.

Mais velha aluna do mundo a frequentar a 1ª Série, Ma conseguiu se enturmar rapidamente e fez amigos logo em sua primeira aula. Curiosamente, eles têm quase um século a menos de vida, já que a média de idade da turma é de 5 anos.

A nova estudante usa um aparelho auditivo e carrega uma grande lupa para ajudá-la durante as aulas de ortografia.

Chinesa de 102 anos volta a estudar

Os colegas tem quase cem anos a menos que a chinesa (Foto: Reprodução/China Daily)

Ma Xiuxian deixou a escola em 1921, aos 13 anos de idade, para trabalhar em uma fábrica de algodão. Cinco anos mais tarde, ela já estava casada.

Mãe de nove filhos, a chinesa fez de tudo para educar seus filhos. “Ela chegou a vender suas jóias para pagar nossos estudos”, disse Fengxin Yi, filho de Ma, segundo o site do canal britânico Sky News. E tamanha persistência rendeu frutos: sete filhos foram para universidade.

Chinesa de 102 anos volta a estudar

Ma Xiuxian ganhou até uma mochila para ir a escola (Foto: Reprodução/China Daily)

“Obrigado professor! Obrigado aos colegas! Eu vou me esforçar e dar minha contribuição para o país”, disse a nova e patriota aluna ao final de sua primeira aula, que aconteceu na quarta-feira passada (31).


int(1)

Chinesa volta para a escola aos 102 anos de idade