No encarte de Sete Chaves (2009), seu quarto álbum de estúdio, o NX Zero parece sóbrio, comportado. Mas a “compensação” veio no DVD homônimo, que chegou recentemente às lojas, em que o principal atrativo é um documentário com cara de reality show. Nele, os membros da banda fogem de sua imagem de garotos certinhos, revelando alguns dos “podres” de suas turnês.

As gravações, que mostram o cotidiano de Di Ferreiro, Gee Rocha, Fi Ricardo, Dani Weksler e Caco Grandino, trazem cerca de 60 minutos de discussões, festas e brincadeiras entre os integrantes da banda. Com edição feita por Daniel Ferro e produção dele, o onipresente Rick Bonadio, o documentário já foi exibido em janeiro no canal Multishow.

“Começamos a fazer esses registros em 2006, porque tínhamos a intenção de um dia registrar a nossa turnê em um DVD. Foi uma delícia, porque pudemos mostrar para nosso fãs a zoeira e a diversão que acontecem todos os dias entre a gente”, afirmou Gee, guitarrista da banda, que assegurou que ninguém interpretou diante das câmeras.

“Foi tudo muito natural. Já estamos acostumados com as câmeras, então ninguém ficou desconfortável nem achou que precisava inventar alguma coisa só porque estava sendo filmado”, garantiu.

Além de trechos engraçados, como aquele em que a banda anuncia uma
abdução alienígena no sistema de som de um aeroporto de Rondônia, o DVD
traz também momentos de tensão entre a banda. “Como qualquer família, a
gente briga muito, mas é sempre na boa. Somos irmãos, então acabamos
nos resolvendo no estúdio”, esclarece o guitarrista.

Segundo ele, a banda gravou muito material durante as turnês, mas não lançaria o DVD se não fosse o conselho do onipresente Bonadio, que também produziu o CD Sete Chaves e é dono da Arsenal Music, selo responsável pelo lançamento dos discos do NX Zero. “A gente não tinha a
intenção, mas ele disse que
era o melhor momento, ainda mais porque acabamos de colocar o disco
novo nas lojas.”

Segredos revelados

Segundo o guitarrista do NX Zero, mais do que exibir aos fãs momentos de descontração, o DVD de Sete Chaves é importante por evidenciar o processo criativo da banda.

“Nosso fãs não fazem ideia de como é o processo de gravar um álbum, sair em turnê e qual é o trabalho envolvido nos bastidores para que cada show saia da maneira certa. Esse é o tipo de coisa que todo fã quer saber, mas nem sempre tem acesso”, afirma.

Na opinião dele, o DVD também ajuda a divulgar a banda para um público novo. “Um material como esse
leva o nosso trabalho a pessoas que ainda não tinham
ouvido, ainda mais pelo fato do documentário ter passado no Multishow. Eu piro
quando vejo um DVD com esse tipo de abordagem de estrada e acho
que os fãs também vão adorar”, completou.

Sem mais artigos