Os vencedores do Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú e Muhammad Yunus se unirão a outros líderes da sociedade civil, escritores e artistas no Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que será realizado amanhã e quinta-feira no Rio de Janeiro.

Esta será a terceira edição do fórum, um encontro que promove o debate entre o setores público e privado com o objetivo de incentivar uma atividade econômica, política e social sustentável, além de fomentar a participação da sociedade civil no debate.

Os organizadores do fórum defendem que o papel da comunicação é “fundamental” para incentivar certas mudanças na sociedade, que transfiram o discurso sustentável à prática.

Menchú, ativista guatemalteca de direitos humanos e defensora dos povos indígenas, e o bengali Yunus, fundador do Grameen Bank (Banco dos Pobres), serão os grandes protagonistas do fórum, que receberá cerca de 2 mil participantes.

O evento também contará com a participação do britânico Lucian Tarnowski, considerado um Jovem Líder Global (YGL, na sigla em inglês) e criador do BraveNewTalent, um portal na internet que conecta jovens com contratadores através de uma rede social.

Uma das iniciativas mais interessantes do fórum é o projeto Limpa Brasil, apresentado pelo empresário ecologista estoniano Rainer Nolvak, ideólogo do Clean Up Day (Dia da Limpeza).

Em agosto de 2007, Nolvak reuniu 50 mil voluntários nas ruas de várias cidades da Estônia – país com menos de 1,5 milhão de habitantes – e juntos o limparam em um só dia.

Com a mesma ideia, o Limpa Brasil tem como objetivo limpar o Rio de Janeiro, cidade de 6 milhões de habitantes, com a ajuda de 150 mil voluntários em apenas um dia.

A ideia é conscientizar os cidadãos sobre a importância de manter um consumo responsável e a necessidade de reduzir a produção de resíduos, especialmente no Brasil, onde a cada dia são produzidas 228.413 toneladas de lixo nas cidades.

Durante os dois dias do fórum, as mesas de debate abordarão temas como a paz, a sustentabilidade, a integridade econômica e a justiça social, partindo dos princípios da Carta da Terra, documento aprovado em 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O fórum terminará com um show em homenagem à Carta da Terra no qual participarão Seu Jorge, GOG, MV Bill, Mallu Magalhães, Jair de Oliveira e Móveis Coloniais de Acajú.


int(1)

Encontro no RJ receberá vencedores de Nobel da Paz