Uma pesquisa realizada em 10 países mostrou que o consumidor brasileiro está, pelo menos na teoria, entre os mais conscientes e exigentes no mundo. Aqui, as empresas que apóiam causas sociais e ambientais saem na frente na preferência da população.

Cerca de seis mil pessoas foram ouvidas na Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália e Japão pela agência de relações públicas Edelman, que recentemente publicou a terceira edição da pesquisa Good Purpose (boa intenção, em inglês).

De acordo com o estudo, entre dois produtos semelhantes de duas empresas, 71% dos consumidores brasileiros escolheriam um deles de acordo com a causa social apoiada pela companhia, contra 43% da média mundial. Nada menos que 83%, contra uma média de 67% nos demais países, mudariam de produto caso a outra opção semelhante tivesse uma boa causa por trás.

Outra pesquisa, no entanto, realizada pelo Shelton Group – uma empresa americana especializada em pesquisas envolvendo temas ambientais – mostra que a maioria dos consumidores ainda não sabe muito como identificar um produto certificado.

São poucos os que reconhecem os diferentes tipos de selos que classificam os produtos de acordo com sua contribuição ambiental. Ainda assim, as pesquisas servem para as empresas não ficarem apenas no falso marketing e realmente tirarem do papel o conceito de responsabilidade social e ambiental, já que é isso que os consumidores querem e esperam de sua empresa de preferência.


int(1)

Estudo mostra que consumidor brasileiro escolhe produtos que apoiam boas causas