Em meio a uma crise e após a derrota de domingo na final da Taça Rio, o Flamengo se vê obrigado a vencer amanhã o Caracas, no Maracanã, para se classificar às oitavas-de-final da Taça Libertadores.

Uma derrota ou um empate deixarão o campeão brasileiro fora do torneio continental, o que pode significar o ‘golpe de misericórdia’ para o técnico Andrade, que está com a cabeça a prêmio por conta dos últimos maus resultados.

Além disso, o mau resultado agravaria os problemas causados por divergências entre alguns jogadores, como o goleiro Bruno e o meia Petkovic, que discutiram no intervalo do jogo contra a Universidad Católica, em Santiago.

A crise se arrasta há vários dias e piorou com a derrota de domingo por 2 a 1 para o Botafogo, na final do segundo turno do Campeonato Carioca, que garantiu o título antecipado ao Alvinegro e interrompeu uma seqüência de três conquistas estaduais do Fla.

Para piorar, a equipe da Gávea tem que vencer o Caracas e disputar no saldo de gols com equipes de outras chaves para ir às oitavas-de-final da Libertadores como um dos melhores segundos colocados na fase de grupos.

Com oito pontos, o Flamengo é o vice-líder do grupo 8, com quatro pontos a menos do que a Universidad de Chile, que tem 12 e já está classificada antecipadamente. A Universidad Católica, que ainda sonha em roubar o lugar do Rubro-Negro, soma seis pontos.

Além de uma vitória para amenizar os problemas, a direção do Flamengo exigiu a Andrade uma postura mais firme com os jogadores, já que alguns, como o atacante Adriano, que embora tenha sido um dos principais responsáveis pelo título brasileiro conquistado no ano passado, agrava a crise do time com seus problemas pessoais.

Alguns dirigentes disseram que não estão dispostos a renovar o contrato de Petkovic, o que é dificultado com a insistência de Andrade em dar novas oportunidades ao sérvio.

O técnico poderá contar novamente com o lateral-esquerdo Juan, que não enfrentou o Botafogo por estar suspenso, mas dificilmente poderá escalar o zagueiro Álvaro, devido a uma lesão no tornozelo direito.

Se Álvaro não se recuperar antes de quarta-feira, o que é mais provável, de acordo com os médicos, David será novamente o substituto.

O Caracas, último colocado da chave, já está eliminado e apenas cumpre tabela. Os venezuelanos chegaram ao Rio de Janeiro na manhã de segunda-feira sem muitas expectativas.

O técnico Ceferino Bencomo não disse o time que vai a campo no Maracanã, mas deve ser basicamente a mesma que vem disputando o campeonato nacional, onde é líder.

Prováveis escalações:

Flamengo (BRA): Bruno; Leonardo Moura, David (Álvaro), Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Vinícius Pacheco e Michael; Vágner Love e Adriano. Técnico: Andrade.

Caracas (VEN): Vega; Camacho, Bustamante, Cichero e Cichero; Lucena, Jiménez, Guerra e Gómez (Figueroa); Valoyes e Castellín. Técnico: Ceferino Bencomo.

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai), auxiliado por seus compatriotas Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa.


int(1)

Fla joga tudo ou nada contra Caracas na Libertadores