A divulgação de uma fotografia de um homem de costas com as calças abaixados que utiliza a bandeira da França como papel higiênico causou polêmica no país.

O Governo se mostrou escandalizado pela polêmica imagem e o ministro do Interior francês, Brice Hortefeux, convocou nesta sexta-feira (23) o responsável da cadeia promotora do concurso fotográfico, o presidente da FNAC, Christophe Cuvillier, para pedir explicações e expressar sua rejeição ao ocorrido.

“Os valores e os símbolos da República devem ser respeitados, em todas as partes e por todos”, segundo um comunicado emitido pelo ministro.

Em sua opinião, a bandeira francesa sofreu “um ultraje inaceitável” com a fotografia que foi eleita por um júri para uma exposição pública na cidade de Nice, como a ganhadora na categoria de imagem mais “politicamente incorreta”.

Apesar da fotografia não ter sido exposta, foi publicada em um jornal gratuito. Segundo o ministro, “ninguém pode tolerar” que o símbolo da República seja ridicularizado dessa maneira.

O presidente da FNAC decidiu não expor a fotografia e se comprometeu a não deixar que uma situação parecida volte a acontecer nos próximos concursos, segundo o comunicado do Ministério de Interior.


int(1)

Foto em que homem usa bandeira da França como papel higiênico causa polêmica