O cantor Frejat, que fez fama ao substituir Cazuza nos vocais do Barão Vermelho, disse em entrevista à Folha De São Paulo que a distribuição gratuita de música na internet só serve para os artistas desconhecidos.

Em um podcast da Folha Online, o compositor discordou do cantor de soul Ed Motta e do guitarrista Marcelo Machado, do Mombojó, afirmando que o download de músicas na internet permitiu o aumento da pirataria.

“É uma coisa muito fácil de ser falada por artista que quer se promover – e ninguém conhece – em relação a artistas com obras consagradas”, disparou Frejat na entrevista. “”Ninguém tem obrigação de fazer show para sobreviver. Se o cara fez a música e a pessoa gosta, que pague por isso. Vai pagar de uma maneira mais pulverizada, mas vai pagar.”

“Viemos de uma relação onde as pessoas pagavam para comprar música e de repente parou-se de pagar. Vai demorar muito para as pessoas voltarem se acostumar ou reconhecer que têm que pagar para os compositores”, continuou o cantor.

Do outro lado da moeda estão Motta e Machado, ambos defensores do download de músicas na internet.

“Não vejo problema nenhum, acho, inclusive que ajuda na informação das pessoas”, afirmou Ed Motta, que vê na internet a possibilidade de acesso aos discos “ignorados pelas gravadoras em um blog, com acesso livre” para qualquer pessoa.

“O download traz essa democracia cultural”, finalizou o sobrinho de Tim Maia

A banda de Marcelo lançou os seus três discos via internet e a vantagem da iniciativa pode ser sentidas nas apresentações do grupo pelo Brasil.

“O mesmo público que compra o nosso disco vai aos nossos shows, onde temos mais renda”, comentou Marcelo, apoiado por Ed Motta.


int(1)

Frejat diz que download gratuito é para "desconhecidos"