O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciaram na manhã desta quarta-feira (3) a segunda família de cédulas do real. A substituição gradativa das cédulas de dinheiro que circulam no país começa no primeiro semestre deste ano e deverá ser concluída em 2012.

Deste modo, as novas cédulas conterão itens de segurança mais sofisticados e layout mais atraente, com destaque para as de R$ 50 e de R$ 100, que terão as atuais figuras de animais na horizontal e em imagem tridimensional.

Haverá ainda alteração em alguns tamanhos: as notas de dois reais serão as menores, e o aumento está relacionado com a importância (valor) da cédula, a exemplo do que ocorre na zona do euro. Com isso, o governo pretende atender a demanda de deficientes visuais, que também poderão identificar as cédulas através de marcas em revelo.

Segundo Henrique Meirelles, as cédulas que já estão em circulação vão continuar valendo e o Banco Central será responsável pela substituição dos papéis junto aos bancos. “A população não precisa correr aos bancos para trocar as notas”, explicou Meirelles.


int(1)

Governo anuncia novas cédulas do real

Sair da versão mobile