Hoje, dia 9 de fevereiro, é o aniversário do frevo, ritmo mais tradicional do carnaval de Pernambuco.

O termo frevo surgiu a partir da publicação de um artigo em 1907 no Jornal Pequeno, em Pernambuco. A palavra é uma corruptela de fervo, ou seja, animação.

Extremamente popular nas ruas não só na época do Carnaval, o ritmo surgiu inspirado pela marcha militar pernambucana, que traziam para as ruas marchas, dobrados e polcas com suas bandas marciais .

Na frente das marchas, vinham os capoeiristas, que criaram os passos que hoje caracterizam a dança do frevo, já que as batidas eram determinadas pelos passos dos lutadores.

Mais do que um ritmo, formado também pelas influências do maxixe e da polca, o frevo é uma dança, composta por movimentos individuais que formam rodas em torno dos instrumentistas. No Carnaval, os blocos de rua do frevo se reúnem aos blocos carnavalescos, misturando ainda mais os estilos musicais.

Assista abaixo a um vídeo explicando a origem do estilo, divulgado pelo bloco Capote da Madrugada, um vídeo de uma apresentação de rua em Olinda e ouça o hit Vassourinhas, maior clássico da história do gênero.

Sem mais artigos