A 67ª edição do Globo de Ouro, considerada a principal prévia do Oscar, acontece neste domingo, em Los Angeles (Califórnia), com um grande favorito entre os filmes: a comédia agridoce “Amor sem Escalas”, que recebeu seis indicações em cinco categorias.

Mais uma vez, o Hotel Beverly Hilton vai abrigar a entrega dos prêmios, cuja cerimônia será apresentada pelo comediante britânico Ricky Gervais, roteirista da versão original da série “The Office”.

Samuel L. Jackson, Helen Mirren, Christina Aguilera, Jennifer Aniston, Halle Berry, Cameron Díaz, Harrison Ford, Jodie Foster, Mel Gibson, Tom Hanks, Nicole Kidman, Sophia Loren, Paul McCartney e Julia Roberts são só alguns dos apresentadores da noite.

Além disso, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro entregarão a Martin Scorsese o prêmio Cecil B. DeMille, pela “impressionante contribuição” do cineasta “ao mundo do entretenimento”, segundo a Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que organiza a premiação.

“Amor sem Escalas”, estrelado por George Cloney, conta a história de um homem que vive viajando de avião e cujo trabalho diário é comunicar pessoalmente a demissão de dezenas de trabalhadores.

Além de concorrer ao Globo de Ouro de melhor filme dramático, o longa foi indicado nas categorias: melhor direção (Jason Reitman), melhor ator dramático (George Clooney), melhor atriz coadjuvante (Vera Farmiga e Anna Kendrick) e melhor roteiro (Reitman e Sheldon Turner).

O principal concorrente de “Amor sem Escalas” é o musical “Nine”, com cinco indicações: melhor filme musical ou de comédia, melhor ator de filme musical ou de comédia (Daniel Day-Lewis), melhor atriz de filme musical ou de comédia (Marion Cotillard), melhor atriz coadjuvante (Penélope Cruz) e melhor canção (“Cinema Italiano”, interpretada por Kate Hudson).

A surpresa pode vir de dois dos pesos pesados de Hollywood. Tanto “Avatar” (James Cameron), que a cada dia se aproxima do recorde de bilheteria de “Titanic”, como “Bastardos Inglórios” (Quentin Tarantino) disputam quatro prêmios.

“Avatar” pode levar as estatuetas de melhor filme dramático, melhor direção (James Cameron), melhor trilha sonora (James Horner) e melhor canção (“I Will See U”). Já o longa de Tarantino concorre ao Globo de Ouro de melhor filme dramático, melhor direção, melhor ator coadjuvante (Christoph Waltz) e melhor roteiro (Tarantino).

Na categoria melhor filme estrangeiro, os indicados são: “Abraços Partidos”, do espanhol Pedro Almodóvar; “The Maid”, do chileno Sebastián Silva; “The Prophet”, do francês Jacques Audiard; “Baaria”, do italiano Giuseppe Tornatore, e “A Fita Branca”, do alemão Michael Haneke.

A cerimônia do Globo de Ouro, que será transmitida ao vivo para mais de 160 países, contará com um só apresentador pela primeira vez desde 1995. A escolha de Gervais foi bem recebida por muitos, mas há quem diga que não conhece de nada do trabalho do comediante britânico.

“Não tenho ideia de quem é este sujeito”, disse ao jornal “Los Angeles Times” o ator Jeff Bridges, candidato a melhor ator pelo drama “Coração Louco”. Outros, por outro lado, estão ansiosos para saber como o ator e diretor da série “Extras” se sairá sobre o palco.

“Ele será incrivelmente rude comigo. Tenho certeza de que dirá algo forte. Mas é meu amigo. Conheço ele e o amo”, afirmou Helen Mirren, que concorre ao Globo de Ouro de melhor atriz dramática por sua atuação em “A Última Estação”.

Tobey Maguire, candidato ao prêmio de melhor ator dramático por “Entre Irmãos”, também disse que conhece bem o talento de Gervais para criar monólogos repletos de humor e ironia.

“Não tenho nem ideia do que dirá, mas sei do que é capaz. Já o vi em um show em Los Angeles, há um ano, e me pareceu muito engraçado”, afirmou.


int(1)

Hollywood à espera do Globo de Ouro; filme com Clooney é favorito