O Radiohead é uma banda única. O quarteto condensa tudo o que grandes bandas tinham na época em que os rockstars dominavam o showbiz e paravam cidades e países inteiros com sua chegada.


O mais impressionante sobre o Radiohead sempre foi a criatividade e a habilidade de seu frontman Thom Yorke em digerir suas muitas influências e transformá-las em algo novo, único e cheio de personalidade.


 


Separamos algumas das influências confessas de Thom Yorke para tentar explicar o inexplicável: o que acontece dentro da cabeça do vocalista de Oxford?


 


R.E.M. – Michael Stipe ajudou a formar o frontman que existe em Thom Yorke. As letras e as levadas vocais tiveram a banda americana como grande referência.


 


The Smiths – A banda mais influente dos anos 1980 também é a a que ocupa mais espaço na cabeça e no coraçao do Radiohead. Morrissey e Johnny Marr colocaram o amor pela música na vida da banda.


 


Sigur Ros – Com os islandeses existe uma relação de influência de mão dupla. O pós-rock gelado do Sigur Ros ajudou na evolução natural das composições de Yorke, que foram ficando mais e mais complexas.


 


Jeff Buckley – Exímio vocalista e guitarrista, o norte-americano também é referência de muitas bandas da geração do Radiohead. Thom Yorke é fã confesso de Buckley.


 


Autechre – Os versáteis produtores que ajudaram a popularizar a IDM (Inteligent Dance Music) influenciaram principalmente a fase mais nova da banda e o trabalho solo do vocalista, The Eraser.


Can – As influências minimalistas e o amor pelo krautorock foi herdado da sombria banda alemã, que causou tanto impacto em Yorke quanto Kraftwerk e Neu!.


 


Pixies – Falou em indie rock, falou em Pixies. Frank Black e companhia mostraram ao Radiohead o verdadeiro significado de “rock independente”.


 


Joy Division – Não dava pra deixar de fora a sinistra força do pós-punk do quarteto Joy Division. O frontman Ian Curtis, que cometeu suicídio e fez a banda transformar-se no New Order, é referência musical e ajudou a moldar a personalidade reclusa de Thom Yorke.

Sem mais artigos