No ano passado, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) anunciou que a partir de dezembro de 2008 12 aeroportos brasileiros contariam com conexão de banda larga sem fio (wi-fi) gratuita. O serviço estaria disponível em todas as dependências, inclusive nas salas de embarque.



Na época, os aeroportos beneficiados seriam: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA) — resultado de um investimento total de R$1,1 milhão.



Porém, praticamente no final de maio de 2009 – 5 meses depois da data em que o serviço deveria começar a funcionar – nenhum aeroporto recebeu o serviço. O Virgula procurou a Infraero para saber o motivo do atraso e de acordo com a assessoria de imprensa da empresa aeroportuária, até o final de junho o serviço estará disponível.



A Infraero ainda afirmou que além de entregar a rede sem fio nos 12 aeroportos  já anunciados, pretende também instalar a rede wi-fi gratuita em mais 20 aeroportos do Brasil.



Veja o que a empresa tem a dizer sobre o atraso:



– A Infraero está elaborando, junto com os provedores, a página de autenticação para acesso dos usuários à internet. Pelo a Infraero declarou, o desenvolvimento da ferramenta – que inclui, entre outras ações o controle do tempo do usuário na rede, o mecanismo de identificação dos usuários e proteção contra ataques externos – não ficou pronta dentro do prazo previsto em 2008. A empresa informou que o atraso se deu pela grande preocupação com padrões de seguranças rígidos.



– Dos 12 aeroportos que ganhariam o serviço, 11 já estão com todas as antenas instaladas e prontos para receber o serviço de conexão. Apenas o aeroporto de Recife encontra-se sem antena e deve recebê-la em julho.



– A instalação das antenas sofreu atrasos. A empresa importadora dos equipamentos tem sede em Itajaí (Santa Catarina) e teve seu galpão inundado pelas chuvas que ocorreram na região no final de 2008, o que atrasou a entrega.



– Quando o anúncio foi feito no ano passado, a Infraero seria a responsável pelo controle de acesso dos usuários à internet. Porém, mesmo após o anúncio ter sido feito, a empresa voltou atrás e avaliou que o controle de acesso, caso feito por ela, envolveria custos e responsabilidades jurídicas. Por causa disso, uma empresa terceirizada foi contratada para controlar o acesso, o que gerou mais atrasos.


 


 


 



 


int(1)

Aeroportos brasileiros terão wi-fi grátis no final de junho, segundo promessa da Infraero