Hoje, 9 de agosto, duas divas da música fazem aniversário – Whitney Houston e Fafá de Belém. E é claro que o Virgula Música não poderia deixar de homenagear duas cantoras tão importantes para o mundo da música.

Whitney Houston, além de uma das cantoras mais importantes da música pop, tem um talento nato para emplacar hits nas paradas: sua versão para a música I Will Always Love You, de Dolly Parton, conseguiu o feito de se tornar o mais sucesso da música pop, tocada em todas as rádios quando foi lançada, em 1993.

A cantora ficou famosa também pela versatilidade com que interpreta seus hits, conseguindo criar músicas com uma roupagem pop e, ao mesmo tempo, que mostravam sua formação gospel e soul.

A mitologia da cantora está evidente até mesmo nos títulos de seus álbuns – sua estréia no mundo da música, Whitney Houston, de 1985, trouxe hits como Someone For Me, You Give Good Love, How Will I Know e The Greatest Love Of All. O segundo, Whitney, foi o primeiro álbum de uma mulher a entrar nas paradas como número 1 logo na estreia, vendendo nove milhões de cópias.

Após começar a trabalhar como atriz, participando de filmes como The Bodyguard, de 1992 e se dedicar a criação de trilhas sonoras, Whitney teve sua carreira seriamente comprometida pelo envolvimento com álcool e drogas. Em 2000, a cantora foi presa no Hawaii por porte de maconha, embora tenha sido inocentada posteriormente.

Agora em 2009, após sete anos longe da carreira artística, Whitney prepara seu novo álbum de inéditas, o sétimo de sua carreira, intitulado Undefeated. O álbum, que chega às lojas em setembro, já tem um single definido, a música I Didn’t Know My Own Strenght. Ouça abaixo os hits I Will Always Love You e You Give Good Love.

Fafá de Belém é um ícone na música brasileira não só por sua capacidade vocal como por sua personalidade, expansiva e extrovertida. A cantora, assim como Whitney Houston, tem peculiar talento para reinterpretar canções com carisma e personalidade, sem cair na monotonia e variando os tons de voz de acordo com a essência da música.

Suas interpretações de Bilhete, de Ivan Lins e Victor Martins, e Dentro de Mim Mira Um Anjo, de Suely Costa e Cacaso, ficaram famosas pela beza vocal da cantora e sua energia nas apresentações ao vivo.

Álbuns como Tamba Tajá, sua estréia no mundo musical, e Água, de 1997, marcaram uma carreira feita de sucessos e que conseguiu conciliar o gosto popular por sua música e a admiração dos críticos, que afirmam que a voz de Fafá e sua energia na hora de interpretar as canções que escolhe dando um toque de sua personalidade são essenciais dentro do cenário da música brasileira.

Agora, a cantora está relançando seu álbum Água, que conta com os sucessos Foi Assim e Pauapixuna, e em sua turnê já se uniu a sua filha, Mariana Belém, para comemorar sua carreira e a reedição de um de seus álbuns mais conhecidos.

Confira abaixo a cantora interpretando as músicas Foi Assim e Bilhete:

Sem mais artigos