Um anúncio produzido pela agência brasileira DM9DDB causou polêmica nos EUA e em outros países. A campanha para a ONG ambiental WWF mostra vários aviões caindo no sul da ilha de Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001.

A ideia da peça publicitária é mostrar que o Tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista. De acordo com o anúncio, as forças da natureza são poderosas e, por isso, devemos respeitá-las.

<object width=”380″ height=”326″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/qQgsRq_JBKc&hl=pt-br&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/qQgsRq_JBKc&hl=pt-br&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”380″ height=”326″></embed></object>

Jornais e programas de TV dos Estados Unidos exploraram o caso e criticaram a propaganda. Para a publicação Advertising Age, referência no meio publicitário, o anúncio é exagerado já que “não há relação entre tsunamis e preservação [ambiental]”.

Michael Bloomberg, poderoso empresário da comunicação, também aproveitou a onda para criticar a DM9DDB e, em ação conjunta com o FBI, teria entrado em contato Sergio Valente, dono da agência brasileira, pedindo explicações sobre o anúncio.

A WWF Internacional também condenou veemente o material e considerou a publicação “ofensiva e de mau gosto”.

“É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia”, declarou a WWF Internacional, em nota oficial.

Segundo a publicação Meio e Mensagem, a agência chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes.

Em seu site, a DM9DDB pediu desculpas pelo ocorrido. Sérgio Valente reconheceu nesta quinta-feira (3) que o anúncio e o filme “jamais deveriam ter sido aprovados por alguém” na agência.

“Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da Agência no que diz respeito aos acontecimentos do 11 de setembro. Ao cliente e a todos que se sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da Agência, peço as mais sinceras desculpas”, finalizou Valente.


int(1)

Anúncio brasileiro que compara 11 de Setembro a Tsunami gera polêmica