Considerado uma das maiores obras primas do cinema, Apocalypse Now estreou há 30 anos. Mas levar para as telas o épico sobre um coronel americano que supostamente enlouquece e cria seu próprio exército no meio da selva do Camboja, durante a Guerra do Vietnã, não foi nada fácil.

Para começar, as locações assustaram muita gente. Steve McQueen, a primeira escolha do diretor Francis Ford Coppola para o papel de Capitão Willard, não queria passar 17 semanas fora dos Estados Unidos.

Al Pacino também não quis, com medo de adoecer no meio do mato, como tinha acontecido durante as filmagens de O Poderoso Chefão II, na República Dominicana. Jack Nicholson, Robert Redford e James Caan foram outros que disseram não ao projeto.

Mas mesmo a definição do elenco, encabeçado por Marlon Brando e Martin Sheen, não significou o fim dos problemas. Além das dificuldades de se filmar na selva, o diretor ainda teve que se deparar com Marlon Brando bem acima do peso esperado e, pior, com um ataque cardíaco de Sheen em pleno período de filmagens e em um lugar de difícil acesso, o que colocou em risco sua vida.

Os trabalhos começaram em 1976, com previsão de que o filme estrearia em 1977. Depois o prazo mudou para maio de 1978, e, após muita insistência de Coppola junto aos executivos da United Artists, foi adiado para outubro de 1978. Mas o diretor logo percebeu que não conseguiria terminar a edição e montagem das milhares de horas filmadas até o final daquele ano. E conseguiu mais um adiamento.

A ideia de apresentar o filme no Festival de Cannes de 1979 não foi bem recebida pelo estúdio, a princípio. Mas, novamente, Coppola conseguiu convencê-los. E valeu a pena: eles deixaram a França com a Palma de Ouro nas mãos.

Em 2001, Apocalypse Now Redux foi lançado nos cinemas e em DVD, com 49 minutos de cenas cortadas na versão original.

Com tudo isso, dá até vontade de saber o que aconteceu com alguns dos envolvidos, 30 anos depois. Para saber por onde anda o diretor e parte do elenco, clique aqui.


int(1)

Apocalypse Now: saiba onde está o elenco, 30 anos depois

Sair da versão mobile