As passagens aéreas estão mais caras. Após atingir o menor valor do ano em setembro, o preço das tarifas voltou a subir com o aumento da demanda nos últimos três meses. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Com o início da crise financeira no final do ano passado, a guerra tarifária ajudou a estimular a demanda e a reverter o baixo nível de crescimento. No entanto, desde julho deste ano, a demanda vem crescendo acima de 20% ao mês. Em setembro, subiu 29,9%. No acumulado do ano até setembro, o setor cresceu 10,5%.

As passagens aéreas para o final do ano, por exemplo, já estão 15% mais caras, segundo informações da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem).

A forte competição entre TAM e Gol, e entre as pequenas Azul, Oceanair e Webjet, foi a grande responsável pela guerra tarifária. Agora, as empresas devem recompor as margens de lucro.

Há duas semanas, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., declarou que as tarifas para o fim do ano seriam reajustadas em 20%, num esforço de recomposição da margens de lucro. A TAM também fala em recuperação de 10% no preço das tarifas já no terceiro trimestre.


int(1)

Após guerra tarifária, passagem aérea deve voltar a subir