Ao contrário do que se poderia esperar de governadores republicanos nos Estados Unidos, aliados tradicionais da indústria petrolífera, o ex-exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger tem se mostrado moderno quando o assunto é meio ambiente. A mais nova medida no estado que governa, a Califórnia, foi a assinatura de duas leis, no início desta semana, de incentivo à instalação de sistemas de geração de energia solar.

A primeira estabelece que quem tiver painéis solares em casa e produzir mais energia do que consumir poderá vender o excedente para as concessionárias de energia elétrica. Até então, as concessionárias captavam a energia extra sem a necessidade de pagamento. A intenção, assim, é incentivar essa forma de produção de energia limpa e renovável nas residências californianas.

A segunda lei prevê uma tarifa constante e proporcional pelos próximos 20 anos, garantindo os incentivos para a instalação dos painéis. O estado de Washington, por exemplo, aprovou uma lei similar em 2005, que estabelecia o pagamento de até 45 centavos de dólar pela energia, medida por kilowatt-hora, gerada a partir de painéis solares, ou uma renda extra de até respeitáveis US$ 5 mil em um ano.


int(1)

Arnold Schwarzenegger aprova leis de incentivo ao uso de energia solar