Mais do que só refletir, os espelhos de hoje possuem tanta personalidade que ganharam o espaço merecido na decoração. Dimensões nada modestas indicam que os espelhos são as vedetes de um ambiente sofisticado.

Fugindo do tradicional e tímido espelho que antigamente ficava no hall de entrada, hoje eles aparecem coloridos, bisotados e em todos os ambientes de uma casa.

Posicionados em frente a uma varanda eles trazem o jardim para dentro; revestindo uma parede inteira eles ampliam o espaço; já as peças mais retangulares, posicionadas na horizontal, dão a sensação de rasgos nas paredes ou simulam janelas refletindo a paisagem externa. E em qualquer uma destas situações os espelhos garantem a impressão de um ambiente maior do que ele, de fato, é.

Outra grande tendência é a utilização de vidros serigrafados ou espelhos coloridos, em cozinhas, home-theaters, livings e até para as pequenas áreas de serviço dos apartamentos atuais.

Empresas como a Cinex/SCA oferecem uma imensa variedade de cores que vão do básico preto até cores bem inusitadas como berinjela e marrom, facilitando e aumentando as possibilidades de composições com materiais diversos e cores em projetos menos tradicionais.

Para os mais clássicos, as opções Bronze e Ebony DiamondGuard garantem uma linguagem mais atual e que compõem muito bem com ambientes mais sóbrios.

Vale apostar também nos móveis revestidos e fabricados com espelhos, criados mudos, mesas de apoio, mesas de centro e aparadores, charme que valorizam qualquer espaço. Mas atenção o bom senso é essencial para não transformar seu espaço na Casa dos Espelhos.

As novidades não param de surgir e a preocupação com a natureza também esta presente. Grandes fabricantes de espelhos e vidros serigrafados não utilizam mais em suas linhas de produção metais pesados como cobre e zinco como antigamente. Com isso, eliminam o descarte dos resíduos no meio ambiente e nosso planeta sai ganhando, e muito.

Das composições mais simples até os venezianos e os painéis bisotados, vale tudo, é só analisar a disponibilidade financeira e ampliar, rapidamente, o ambiente escolhido.

Agora, com todas estas novidades, que tal valorizar aquele cantinho esquecido da casa?

Thaís Ruiz é arquiteta da Neo Arq*

Veja a coluna anterior:

Como trazer elementos da natureza para dentro de casa

Sem mais artigos