Qual mulher que não conhece o poder de uma boa iluminação? Tão importante como qualquer outra peça na composição de um ambiente, a a luz possui grande força, ela pode ser o fator determinante para tornar um local aconchegante ou desagradável.

Lâmpadas que geram muito calor, como as halógenas e incandescentes, não são indicadas em locais com pé direito baixo, já que nesta situação as mesmas ocasionaram desconforto térmico pelo aquecimento do espaço.

Ambientes de trabalho devem ser bem iluminados e a utilização de lâmpadas econômicas não comprometem o charme, além de garantir a consciência limpa por economizar energia. Porém, esta iluminação em salas de estar ou de jantar não agregam valor a decoração do espaço. Nestes ambientes uma luz mais trabalhada é certamente a mais indicada.

Arandelas e balizadores são sempre um sucesso, este tipo de iluminação indireta possibilita iluminar com muita classe. Os dimmers, dispositivos que possibilitam o controle da claridade, também ajudam a dimensionar o quanto de luz a ocasião necessita e para instalá-los não é necessário nenhum tipo de obra ou sujeira, basta substituir o interruptor comum pela peça nova.

Peças avulsas como luminárias de pisos e abajures também possibilitam repaginar a decoração sem qualquer bagunça, colocando lâmpadas de coloração diferenciada como, por exemplo âmbar, tudo fica diferente sem grandes investimentos.

Outra dica é valorizar os vasos das plantas existentes com espetos para jardim. Estas peças são facilmente encontradas em home centers, possuem baixo custo e também permitem a utilização de cores para ocasiões especiais já que a manipulação da lâmpada é bem fácil.

Para climas mais românticos, os tons amarelados são certeiros, já os dias mais festivos podem receber cores mais ousadas de acordo com o tema. Para a época natalina este tipo de solução é bem bacana. Que tal valorizar o tradicional pinheirinho com um facho de luz verde ao invés das tradicionais luzes de Natal?

Thaís Ruiz é arquiteta da Neo Arq*

Veja ao lado uma galeria de ambientes elaborados pela Neo Arq* onde a iluminação é o elemento de destaque.

Leia as colunas anteriores:

Use e abuse das flores para decorar sua casa nas festas de final de ano
Espelhos ganham maior espaço na decoração
Como trazer elementos da natureza para dentro de casa

Sem mais artigos