A arrecadação total de impostos e contribuições federais ficou em R$ 58,672 bilhões em julho, segundo divulgou a Receita Federal na manhã desta quinta-feira (20). Esta foi a nona queda consecutiva  em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Um recuo real de 9,38% em relação a julho de 2008. No ano, a arrecadação acumula R$ 380,048 bilhões, 7,39% a menos em relação aos sete primeiros semestre de 2008.

De acordo com a Receita, a queda no recolhimento de tributos neste ano, ante o ano anterior, está relacionada à crise econômica. Houve queda na produção industrial, nas importações e crescimento menor nas vendas do varejo.

Na comparação com o mês anterior, a arrecadação de julho cresceu 8,3%. Esse aumento se deve ao pagamento da primeira cota do IRPJ/CSLL referente à declaração trimestral por parte das empresas.

Julho também é o mês do recolhimento do Imposto de Renda sobre investimentos e do pagamento de royalties de petróleo. Houve ainda o efeito da mudança no período de tributação do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) sobre o fumo.


int(1)

Arrecadação tem em julho nona queda consecutiva

Sair da versão mobile