Um simples tecido que a partir de nós e dobraduras se transforma em bolsas, sacolas e embalagens. Assim é o furoshiki, embrulho utilizado no Japão desde o período Edo (1603 – 1867). Atualmente, com a preocupação com o meio-ambiente redobrada, o furoshiki volta a chamar atenção pois é um item ecologicamente correto que pode ser reutilizado várias vezes.

Para divulgar essa arte no Brasil e buscar uma linguagem local, a Fundação Japão em São Paulo promove mais uma vez o Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki, dirigido a estudantes de escolas de design (moda, artes plásticas e arquitetura também) de todo o país. Serão selecionados três projetos, além de um prêmio de ¥30,000 (cerca de R$ 600,00) cada e pagamento dos direitos autorais.

Sofia Nanka Kamatani, única designer no Brasil especializada no tema, foi convidada para divulgar os conceitos do furoshiki em uma palestra-demonstração na Fundação no dia 28 de agosto. A inscrição para a palestra pode ser feita através do site www.fjsp.org.br.

O prazo de inscrição para o concurso é até o dia 30 de outubro de 2009 e os selecionados serão divulgados em janeiro de 2010. A ficha de inscrição e os detalhes para a elaboração da padronagem estão em arquivos para download no site da Fundação. Serão aceitas somente as
inscrições enviadas via correio (endereço abaixo).

Serviço

Furoshiki
Palestra-demonstração:
28 de agosto de 2009, às 19h30, na Fundação Japão SP
Inscrição pelo site www.fjsp.org.br no início de agosto
Telefone da fundação: (11) 3141-0843
Prazo de inscrição do concurso:
Até 30 de outubro de 2009
Endereço para envio da inscrição:
“FJ Padronagem Original do Furoshiki”
Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 37 – 2°andar – Paraíso
CEP 01311-902 São Paulo – SP

Sem mais artigos