O técnico Vanderlei Luxemburgo há anos é apontado como um dos grandes treinadores brasileiros e, dentro de suas características de trabalho em um clube, sempre notou-se a mescla de jogadores experientes e jovens promessas na hora de montar o seu elenco. Contudo, nos últimos tempos, a predileção do treinador por atletas rodados e de idade avançada é nítida a cada temporada.

Considerando os últimos dois clubes que Luxa treinou (Palmeiras e Santos), são pelo menos nove jogadores que se enquadram na categoria ‘apostas rodadas de Luxemburgo’. E vale lembrar que antes de rumar para o Verdão, no início do ano passado, o treinador trabalhava no Peixe, clube que retornou neste ano após ser demitido do Palestra em julho. Confira:

Zé Elias

Em 2004, Luxa foi buscar o ex-volante corintiano no Genoa, da Itália. O atleta estava com 28 anos e participou da conquista do Brasileirão daquele ano, deixando o Peixe dois anos depois.

Zé Roberto

Após a bela exibição do meia com a camisa da seleção na Copa da Alemanha, em 2006, Vanderlei Luxemburgo pediu a sua contratação para a diretoria santista, que ofereceu altíssimos salário ao ex-jogador do Bayern de Muniche: ele correspondeu em campo, foi considerado um dos grandes jogadores da temporada e levou o Alviengro ao título do Paulistão.

Antônio Carlos

O ex-zagueiro encerrou a carreira no final de 2007, mas antes defendeu o Santos durante a temporada, após passagem pelo Juventude. Quem pediu sua contratação para ‘dar experiência ao elenco santista’? Vanderlei Luxemburgo, claro.

Roque Júnior

O defensor pentacampeão do mundo estava sem clube, em 2008, após passagem pelo futebol do Qatar. Luxa, já no Palmeiras, pediu a contratação de Roque à diretoria alviverde, afim de que o elenco ganhasse mais experiência, além da tradicional já exercida pelo goleiro Marcos.

Edmílson

No começo deste ano, Edmílson chegou ao Palmeiras a pedidos de Vanderlei. Com o mesmo argumento de fazer o elenco ganhar em experiência, o polivalente jogador ficou algum tempo machucado, e agora, com o comando de Muricy Ramalho, está recuperando o bom futebol da época da Copa do Mundo de 2002.

Mozart

Quando saiu do Spartak Moscou-RUS, nenhum clube fez grandes investidas pelo volante Mozart, ex-Fla, Grêmio e Coritiba. Luxa o quis, trouxe o jogador para o Palmeiras, e logo após a demissão do técnico, Mozart seguiu o mesmo caminho, pois não rendeu quase nada com a camisa do Verdão

Emerson, Edu Dracena e Sérgio

No seu retorno à Baixada Santista, Luxemburgo optou por fortalecer a defesa do Santos. Trouxe o pentacampeão Emerson (que teve seu contrato encerrado no Milan), o goleiro Sérgio, ex-Palmeiras, em virtude da lesão de Fábio Costa e a inexperiência dos reservas, e o zagueiro Edu Dracena, ex-Cruzeiro, que veio do Fenerbahce-TUR para resgatar seu futebol após cirurgia no joelho.


int(1)

Asilo do Luxa: técnico santista aposta há tempos em jogadores veteranos

Sair da versão mobile