(Da redação) Daniel Tammet (foto), 29 anos, fala 11 línguas e é capaz de aprender um idioma em poucos dias. Ele também decora e recita uma sequencia de milhares de números, como a do pi, o termo matemático infinito. Apesar da super capacidade, Tammet gostaria de ter uma vida normal. Ele sofre da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo, e é um “savant”, um autista com habilidades especiais, mas com dificuldades de interagir e demonstrar emoções.

Além do inglês nativo, Tammet fala fluentemente alemão, francês, islandês e esperanto, além de conhecer os idiomas espanhol, lituano, romeno, estoniano e galês. Mais recentemente, aprendeu o finlandês em apenas uma semana. Outra prova de sua impressionante inteligência aconteceu quando recitou os primeiros 22.514 dígitos do pi.

Depois de uma infância complicada (com dificuldades até para escovar os dentes por conta do barulho que a escova produz), Tammet passou a lutar para tentar parecer uma pessoa normal. Aprendeu a conversar olhando no olho do interlocutor e a cumprimentar as pessoas, coisas que geralmente os “savants” não fazem. Foi professor de inglês na Lituânia, onde namorou um homem, e hoje vive em Avignon, na França, com Jerome, o atual namorado. Ele ganha a vida como escritor. “Os savants são marginalizados e tratados como uma coisa mística, mas as pessoas como eu são humanas”, explica.

(com informações da Época)

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!
Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!
A enciclopédia do porquê. Aqui você começa com uma dúvida e termina com várias. Clique!

Sem mais artigos