Herói do automobilismo mundial e ídolo do povo brasileiro, Ayrton Senna deixou um grande legado para o Brasil: o Instituto Ayrton Senna, que comemora, em 2009, 15 anos de trabalho no desenvolvimento do potencial das novas gerações por meio de uma educação de qualidade. Para homenagear o ídolo e celebrar o sucesso da atuação filantrópica num todo, foi organizada a exposição Arte para um Mito, que tem curadoria de Paulo Solaris e Angelo Iacocca.


 


A exposição acontece de 27 de abril a 30 de maio, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tradicional condomínio da capital que completa 50 anos e se notabiliza pelo incentivo à cultura, servindo de palco para inúmeras exposições, salas de cinema e livrarias.


 


“Arte para um Mito” terá esculturas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjunto Nacional. Além disso, terão também obras criadas por atendidos da APAE DE SÃO PAULO, do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) e também do Instituto Ayrton Senna, por meio de alunos do Centro Educacional Gracinha, uma das organizações parceiras do Instituto Ayrton Senna no Programa Educação pela Arte.


 


Enaltecer o nome, os feitos e o patriotismo de Senna são os objetivos da exposição “Arte para um Mito”, iniciativa do artista plástico Paulo Solaris em parceria com a Iacocca Marketing Cultural e o Condomínio Conjunto Nacional.


 


Instituto Ayrton Senna


 


Ao completar 15 anos em 2009, o Instituto é homenageado com a exposição, sendo o mais importante legado deixado por nosso tricampeão mundial de Fórmula 1. O Instituto participa de Arte para um Mito apresentando uma obra feita por alunos do Centro Educacional Gracinha, organização parceira do Instituto no Programa Educação pela Arte. A exposição também contará com obras de 50 artistas e de outras associações sociais, que prometem retratar a emoção que nosso ídolo despertava em cada um.


 


Os 10 alunos envolvidos na obra montaram uma escultura que destaca os valores cultivados por Senna ao longo de sua história, como o amor ao Brasil, dedicação, determinação, busca pela perfeição e superação. A obra A Cena foi confeccionada a partir da apresentação do tema aos alunos, seguida de discussões, pesquisas e trocas de idéias que expressassem as emoções e sensações dos alunos quando o assunto é Ayrton Senna. O “processo do fazer artístico” teve a arte como norte, ocupando um importante espaço do trabalho e melhorando a prática artístico-pedagógica dos alunos.


 


Posteriormente, um grupo responsabilizou-se em compor e montar a obra, cientes de suas habilidades e da obrigação de contemplar as ideias dos colegas com formas, linhas, cores e significados. Estas etapas foram fundamentais para a composição da obra, uma vez que o processo de criação percorrido deixa claro o objetivo e o conceito idealizado, evidenciando a importância de um fazer artístico contextualizado e técnico.


 


Serviço: Exposição “Arte para um Mito”, de 27 de abril a 30 de maio, no Conjunto Nacional, em comemoração aos 50 anos do espaço. A exposição terá esculturas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjunto Nacional, além de obras criadas por atendidos da APAE-SP, do GRAACC, do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, da Laramara e Centro Educacional Gracinha. Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 22h, e domingo, das 10h às 22h. Entrada franca.


int(1)

Ayrton Senna e instituto que leva seu nome ganham homenagem de 50 artistas