A cada três meses o Banco Central (BC) divulga o Relatório Trimestral de Inflação. O documento é uma avaliação que a autoridade monetária faz sobre os aspectos da economia do país no período e faz projeções até o final do ano a partir dos dados coletados no período.  Uma nova edição desta pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (26). Os dados publicados servem como base para novas decisões para a economia do Brasil.
 
Os economistas do BC mostram ainda uma preocupação com a inflação no país, principalmente devido aos preços que são reajustados de acordos com índices inflacionários. É o caso de contratos como o aluguel e também das tarifas de concessionárias de serviços, como água, luz, gás, telefone, etc.
 
A inflação segue em alta mesmo com a atividade econômica em queda por dois trimestres consecutivos. Os preços subiram nos cinco primeiros meses de 2009, 3,92%, contra alta de 3,1% no mesmo período do ano passado, época em que a economia vivia um momento de forte expansão. Segundo o relatório, isso é reflexo dos reajustes de tarifas com base em índices de preços.
 
Com base nos dados analisados, o BC espera agora que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, fique em 4,2%, contra 4,1% do último levantamento divulgado. Para 2010, a aposta é que o índice fique em 4,4%, ante os 4,2% previstos anteriormente.


int(1)

Banco Central se mostra preoucpado com inflação