A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou queda de 3,41% nesta sexta-feira (30) e fechou aos 61.545,50 pontos. Já a cotação do dólar subiu em 1,44 e fechou a R$1,755 para a compra e US$1,757 para a venda. Até o momento, a moeda caiu em oito dos dez meses do ano; a desvalorização já está acumulada em 24,73%.

Ainda hoje, o Banco Central (BC) divulgou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) relativo ao primeiro semestre do ano. Conforme o estudo, passada a crise financeira, com a deterioração do crédito, o nível de capital das instituições financeiras “continua confortável”.

Publicado a cada seis meses, o relatório ressalta que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) já sinaliza o início de novo ciclo de expansão do crédito, principalmente por causa dos sólidos fundamentos macroeconômicos, das amplas reservas internacionais e da forte demanda nacional.

A publicação destaca que a crise financeira internacional afetou de modo particular a distribuição da liquidez do SFN em 2008, com concentração nos bancos de maior porte e redução das condições de empréstimo em um grupo de instituições bancárias de médio e pequeno portes.

Bovespa cai 3,4% e dólar sobe 1,50%

Sem mais artigos