Pelo menos 13 pessoas foram internadas no Brasil nos últimos dois dias com sintomas de gripe suína, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (28/04).

Além das 11 suspeitas que o Ministério já havia informado na segunda (27/04) à noite, de pessoas procedentes do México e dos Estados Unidos, outros dois casos com sintomas da doença foram notificados. Ambos são de viajantes que voltavam de Miami.

A secretaria de Saúde da Bahia informou que um homem de 40 anos que chegou no domingo a Salvador foi internado ao hospital Otávio Mangabeira após apresentar os sintomas típicos da doença.

No Rio de Janeiro, uma idosa foi levada na manhã desta terça diretamente do aeroporto internacional Tom Jobim para um laboratório da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) após apresentar os sintomas da doença em pleno voo.

Os agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já a esperavam no aeroporto após terem sido advertidos pela companhia aérea.

“Ela passou mal durante todo o voo. Se for confirmado o diagnóstico de gripe suína, é grande a possibilidade de que ela tenha contaminado os outros passageiros”, afirmou o bicampeão olímpico de vela Torben Grael ao canal Globo News. Ele retornou nesta manhã ao Brasil no mesmo voo, após vencer a sexta etapa da Volvo Ocean Race.

Entre as pessoas sob observação está um casal que chegou na segunda-feira ao Brasil após passar a lua-de-mel no balneário mexicano de Cancún e foi levado do aeroporto para o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.

Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que a doença não havia chegado ao Brasil, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado no qual admitiu que estava atento “ao estado de saúde de 11 viajantes procedentes das aéreas afetadas que apresentaram alguns sintomas clínicos”.

Os casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (três), Rio de Janeiro (dois), Amazonas (dois), Rio Grande do Norte (dois), São Paulo (um) e Pará (um), da região Norte até o Sudeste.


int(1)

Brasil já tem 13 pacientes com sintomas de gripe suína