(Da redação) – Os caixões de soldados norte-americanos mortos nas guerras do Iraque e do Afeganistão, cobertos pela bandeira dos Estados Unidos, poderão ser fotografados na Base Aérea de Dover, caso as famílias dos falecidos permitam. A decisão foi anunciada pelo Pentágono nesta quinta (26) e coloca fim à uma determinação que causava grande polêmica desde que entrou em vigor, em 1991.

Naquele ano, o então presidente George H.W. Bush proibiu que fossem feitos registros da chegada dos caixões de soldados mortos durante a Guerra do Golfo, alegando que as imagens desrespeitavam as famílias e chocavam a população americana. No entanto, diversas entidades afirmam que esse era um recurso para esconder o número real de mortos, além de evitar o aumento do número de pessoas contrárias à ação militar.

Desde então, as fotos foram permitidas apenas em raras ocasiões, e somente durante a era Clinton. Quando George W. Bush assumiu, a proibição voltou a ser cumprida rigorosamente. Logo após a posse de Obama, entretanto, os senadores democratas John kerry e Frank Lautenberg pediram que a medida fosse revogada.

A Base Aérea de Dover é o ponto de chegada dos restos mortais de soldados falecidos em combate, antes deles serem encaminhados às suas cidades de origem. Até o último dia 25, o número de militares americanos mortos desde o início da guerra no Iraque, em 2003, já chegava a 4.251, segundo cálculos da Associated Press. Já no Afeganistão, Paquistão e Uzbequistão, de acordo com o Departamento de Defesa do governo norte-americano, foram 584 mortes desde a invasão do Afeganistão, em 2001.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!


int(1)

Caixões de soldados americanos poderão ser fotografados