A produção da TV Globo Caminho das Índias conquistou na noite de segunda (23) em Nova York o Emmy Internacional de melhor telenovela, sendo a primeira produção nacional a receber o prêmio.

“É o primeiro Emmy Internacional que uma produção brasileira recebe e isso é algo muito importante”, disse em declarações a Efe a autora da novela, Gloria Perez, que agradeceu “a paixão e o trabalho” que sua equipe dedicou ao projeto e que fez com que fossem superadas “muitas dificuldades pelo caminho”.

Perez, responsável por uma história de amor ambientada na Índia, se mostrou também “muito emocionada”, porque “a telenovela é algo muito próprio do Brasil”, um país que contava com cinco indicações aos prestigiosos prêmios que celebraram sua 37ª edição, e no qual triunfaram as produções do Reino Unido, que conseguiram impor-se em cinco das nove categorias nas quais estavam indicadas.

Na cerimônia, apresentada pelo humorista irlandês Graham Norton, foram entregues um total de doze estatuetas destinadas ao melhor da televisão realizado ao redor do mundo, com exceção dos Estados Unidos.

Só um desses prêmios foi concedido a um país latino-americano, apesar de Argentina e México também concorrerem em distintas categorias.

“Os Emmy Internacionais são os prêmios mais importantes da televisão e reconhecem o talento de todas essas pessoas ao redor do planeta que criam televisão de grande qualidade”, disse à agência Efe Bruce Paisner, presidente da Academia Internacional das Artes e as Ciências Televisivas, que organiza os prêmios.

As produções britânicas venceram os concorrentes do Japão, Polônia e Filipinas nas categorias de melhor ator e atriz, graças às interpretações de Ben Whishaw na série Criminal Justice e de Julie Walters em A Short Stay in Switzerland, assim como nas de documentário, programa artístico e de espaço infantil.

Britânico também foi outro dos protagonistas da noite, o jornalista David Frost, que entrou para história por colocar contra as cordas o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em uma entrevista que o líder lhe ofereceu após sua renúncia e que recebeu um prêmio em reconhecimento a seus 40 anos de carreira televisiva.

“Me sinto absolutamente honrado por receber um prêmio desta categoria e que antes ganharam pessoas tão importantes como Steven Spielberg ou Oprah Winfrey”, disse Frost em declarações a Efe pouco antes de subir ao palco e receber o prêmio especial do júri.

Para o comunicador, que recebeu o prêmio de mão da conhecida apresentadora americana Barbara Walters, “a qualidade da televisão caiu um pouco nos últimos anos”, mas se mostrou “convencido” que os formatos que se realizam para a pequena tela “vão melhorar em breve”.




int(1)

"Caminho das Índias" conquista Emmy de melhor telenovela

Sair da versão mobile