Cada vez mais, o cinema brasileiro tem levado pessoas às salas de cinema. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) nesta segunda (22), de janeiro à semana passada, os filmes nacionais levaram 9,5 milhões de brasileiros ao cinema – o que representa a uma participação de 19% no mercado.

Esse número já supera o total de espectadores, 9,1 milhões, registrados nos 12 meses de 2008. Só o lançamento de Se eu Fosse Você 2, dirigido por Daniel Filho, vendeu 6 milhões de ingressos desde janeiro. Ou seja, mais de 60% do público que foi ao cinema para ver um filme nacional, assistiu a comédia protagonizada por Glória Pires e Tony Ramos.

Outro filme que se saiu bem na venda de bilheterias foi Divã, de José Alvarenga Jr., que estreou em abril. A comédia sobre a crise da meia idade de Mercedes, interpretada por Lilia Cabral, teve 1,7 milhões de espectadores até o momento.

Os dados foram divulgados durante o evento de posse da nova diretoria Ancine. Apesar de a nova equipe estar trabalhando desde o mês passado, só foi oficialmente conduzida ao cargo pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ontem (21), no Rio de Janeiro.


int(1)

Cerca de 10 milhões assistiram a filmes nacionais este ano

Sair da versão mobile