Demorou, e demorou muito, mas finalmente chegaram às lojas, via gravadora Warner Music, as edições nacionais remasterizadas das coletâneas duplas Woodstock: Music from the Original Soundtrack and More e Woodstock 2. Os discos foram lançados no Exterior pelo selo Atlantic para celebrar os 40 anos da realização do festival de Woodstock, que reuniu em três dias os maiores ícones do rock e do cenário hippie americano em 1969.

Originalmente lançados como LPs triplo e duplo, respectivamente, Woodstock I e II foram acompanhados por um terceiro volume chamado Woodstock Diary, que não foi lançado separadamente nesta edição em CD. Para conseguir essa belezinha, a única maneira é colocar as mãos na versão (importada, obviamente) do box-set Woodstock: 40 Years On: Back to Yasgur’s Farm, com seis CDs e preços astronômicos.

Woodstock: Music from the Original Soundtrack and More

O primeiro volume, originalmente lançado em três LPs no ano de 1970, chega às lojas brasileiras com o tracklist original dividido em dois CDs, que incluem a participação quase mística de Jeffrey Shurtleff no show de Joan Baez, toda a mágica da guitarra falante de Carlos Santana e a versão histórica de Joe Cocker para With A Little Help From My Friends, dos Beatles.

Alguns nomes menos conhecidos como Richie Ravens, The Country Joe McDonald, Arlo Guthrie, Ten Years After e Butterfield Blues Band se misturam aos eternos Sly & The Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, Crosby Stills Nash & Young e Jimi Hendrix, que se apresentou no festival na segunda de manhã, quando grande parte do público já tinha ido embora da fazenda Yasgur.

Além das apresentações memoráveis, o disco vale demais a pena por conta das pequenas vinhetas, que mostram os anúncios feitos à plateia durante o evento. O mais cômico de todos é um comunicado, de “utilidade pública”, que informa aos presentes que um determinado tipo de LSD não é particularmente bom e recomenda que as pessoas fiquem longe do “ácido marrom”.

Woodstock 2

Em 1971, chegou às lojas a segunda parte da “trilha sonora” do festival, resgatando outros artistas que não estiveram presentes no primeiro álbum e ampliando a participação de alguns grandes nomes: Hendrix, por exemplo, ganhou três faixas, enquanto o Jefferson Airplane colaborou com mais duas.

As novidades mesmo ficaram mesmo por conta de Melanie e do lendário Mountain, que aparece na coletânea com os clássicos Blood Of The Sun e Theme For An Imaginary Western, que levam ao delírio a plateia americana. Crosby, Stills, Nash & Young também ganham destaque extra no disco duplo, com a liderança de Neil Young em Guinnevere, 4 + 20 e Marrakesh Express.

Com a chegada do Natal, fica a dica para quem gosta de rock clássico e folk dos anos 60, especialmente aqueles que se interessam pelas histórias dos grandes festivais do passado. Com essas duas pérolas, que marca as celebrações de seus 40 anos, a magia de Woodstock, festival mais importante da história da música, fica mais próxima dos brasileiros. 

Sem mais artigos