A chuva que atingiu São Paulo na manhã desta terça-feira (8) provocou alagamentos e muitas complicações no trânsito na cidade. Segundo a CET, desde às 8h a lentidão está consideravelmente acima da média superior.

Por volta das 10h, a lentidão na cidade chegou a 117 km. O trecho mais extenso de lentidão se concentrava na Av. dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, com 7,1 km de filas. Na marginal Pinheiros, o motorista também enfrentava congestionamentos na pista local, no sentido Castello Branco, com 7 km de lentidão.

Cerca de duas horas depois, às 12h, o índice de congestionamento da CET registrava 135 km de lentidão, bem acima dos 55 km da média do horário.

Devido ao mau tempo, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura declarou estado de atenção em toda a cidade. Ainda de acordo com a CGE, 29 pontos de alagamento foram registrados na cidade às 11h45 – três deles encontram-se na pista expressa da Marginal Pinheiros, e os outros estão na avenida Embaixador Macedo Soares, na ponte Nova
Morumbi, na rua Professor Luciano Prata, na rua Doutor Falcão Filho e na avenida Doutor Ricardo Jafet.

Um outro ponto de alagamento intransitável estava na Avenida 23 de Maio, na altura do Viaduto General Euclides Figueiredo, na região central de São Paulo, sentido Santana. O Centro e a Zona Oeste da capital paulista concentravam o maior número de pontos de alagamento no horário.

Por volta das 11h30, a visibilidade na Av. Paulista (foto), um dos principais cartões postais da cidade, estava bastante reduzida.

Aeroportos

Os dois principais aeroportos da capital operam com o auxílio de instrumentos em razão do mau tempo que atinge a Grande São Paulo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, opera por instrumentos tanto para pousos quanto para decolagens desde às 9h. O mau tempo também atrasou os voos – 22 das 96 operações programadas para o período da manhã atrasaram mais de meia hora (22,9%) e duas foram canceladas (2,1%).

Já o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, encontra-se operando por instrumentos para pousos e decolagens desde as 10h15. Dos 81 voos previstos no terminal, 13 atrasaram (16%) e cinco foram suspensos (6,2%) até as 11 horas.


int(1)

Chuva prejudica trânsito e provoca alagamento em São Paulo