Dia 26 de setembro, sábado, é o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência e pensando no tema, a ginecologista Denise Coimbra relata ao Girls and Boys as principais perguntas das adolescentes que recebe em seu consultório.

1) Como tomar a pílula anticoncepcional?
Contraceptivos orais, popularmente chamados de pílula anticoncepcional, são tomados diariamente para impedir a liberação dos ovos do ovário. Isso também ameniza o fluxo durante a menstruação e protege contra doenças inflamatórias pélvicas, câncer de ovário e câncer endometrial. Por outro lado, a pílula aumenta o risco de doença cardíaca, incluindo pressão alta, coágulos sanguíneos e obstrução de artérias. Se usada corretamente, a pílula tem entre 95-99,9% de eficiência na prevenção da gravidez. Você precisa de orientação médica para certificar-se que não terá problemas.

2) Existe algum exame pra saber qual o melhor anticoncepcional a menina deve usar ou só de olhar o médico já sabe qual o melhor?
Não existe o melhor método anticoncepcional para todas as mulheres. Existe o mais adequado para cada caso. Sabendo a história clínica da menina, o médico pode avaliar, a princípio, o mais adequado e este método pode ser reavaliado mais tarde. Existe, ainda, em associação para contracepção, tratamento para outras doenças como: TPM, endometriose, mioma, acne, hirsutismo (aumento de pêlos), etc.

3) Existe uma posição que doa menos para a primeira vez? Qual é a melhor? É recomendável o uso do lubrificante?
Não doer a primeira vez depende mais da delicadeza do parceiro, por isso é importante  que você esteja segura do que realmente quer e fale a ele que é sua primeira vez, para ser mais cuidadoso. Você se sentirá mais tranqüila, também,  se já tiver ido ao ginecologista e fazendo uso de  anticoncepção segura, pois  o temor de uma gravidez na primeira relação pode atrapalhar tudo. A lubrificação aparecerá durante as preliminares e a posição é o menos importante se você estiver tranqüila  e ‘confiante’  no relacionamento. Não se esqueça que o preservativo deve ser usado sempre.

4) Queria saber se quando o anticoncepcional acaba posso transar normalmente ou corro o risco de engravidar?
O anticoncepcional é seguro para 28 dias, portanto no intervalo entre as cartelas é seguro ter relações, mas se fizer o dito “descanso” da pílula poderá engravidar no mês  seguinte. Cuide-se! Não esqueça de sempre usar preservativo para evitar DST (Doença Sexualmente Transmissível).

5) O que é o implante hormonal como método contraceptivo?
São dispositivos colocados sob a pele, que apresentam liberação lenta de hormônios para circulação, sem passagem  gástrica e hepática. Por isso, tem a vantagem em relação ao método diário de ingestão gástrica, como a pílula, que pode ter efeitos colaterais, como náuseas e vômitos.

(*) Denise Coimbra é ginecologista e obstetra formada pela Santa Casa de São Paulo e especialista em Saúde da Mulher.

Cinco Perguntas: as maiores dúvidas sobre a primeira vez e gravidez na adolescência

Sem mais artigos