O uso de pílula anticoncepcional cria muitas dúvidas na cabeça das mulheres, por isso o Girls & Boys conversou com a ginecologista Darlene de Paula Nunes, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, que respondeu cinco perguntas mais comuns sobre o assunto.

1. Anticoncepcional pode causar acne?
Isso é mito. Os principais responsáveis pela acne são os hormônios androgênicos que, mesmo em níveis baixos nas mulheres, estão em ação. Quando se usa anticoncepcional hormonal a tendência é abaixar o nível hormonal masculino, por isso ele é utilizado até em tratamentos de pele para melhorar a acne.

2. Anticoncepcional engorda?
O que mais faz engordar são as pílulas de progesterona, mas mesmo assim é muito pouco. Existem até pílulas em que a chance de engordar é mínima, são as de baixa dosagem hormonal. Já os combinados injetáveis trimestrais podem fazer com que a pessoa engorde, já que o nível de progesterona é maior.

3. A pessoa corre o risco de engravidar se esquecer de tomar a pílula um dia? O que fazer nesses casos?
Se a pessoa ficar um período superior a 12 horas sem tomar pode até acontecer. Caso lembre de tomar a pílula em um período superior a 12 horas, tome dois comprimidos (o do dia anterior e do dia atual). Mas se ela ficar dois dias sem tomar, o ideal é interromper o uso, esperar descer a menstruação e começar uma nova cartela.

4. As primeiras pílulas tomadas já fazem efeito?
Normalmente a mulher começa a tomar a primeira cartela no primeiro dia da menstruação, portanto, logo na primeira cartela a ovulação já é inibida.

5. Tomar pílula durante muitos anos pode prejudicar a fertilidade?
Não. Pode-se tomar pílulas de baixa dose hormonal por longo período de tempo sem que a fertilidade seja afetada.

Sem mais artigos